A Sensor Tower lançou o relatório ``Global Card Battle Game Market Insights 2022'', que analisa em detalhes o desempenho e as tendências do mercado de RPG móvel que introduziu batalhas de cartas móveis e gacha.
A partir de 2021, o mercado global de jogos de batalha de cartas para dispositivos móveis está mostrando uma vitalidade renovada, com o gênero crescendo significativamente devido a vários novos jogos, e a base de usuários de jogos de batalha de cartas continuará a se expandir no futuro.
Por outro lado, o gacha, que costuma ser visto em jogos de cartas, também foi adotado por muitos RPGs móveis, contribuindo para o aumento contínuo da receita.
Este relatório analisa os resultados e tendências desses mercados, portanto, se você estiver interessado, verifique os detalhes.
Novo lançamento de jogo impulsiona ainda mais o crescimento do mercado de jogos de batalha de cartas para dispositivos móveis
Em 2021, o mercado de jogos de batalha de cartas para celular apresentou um crescimento significativo com um aumento de 14,9%. A razão para isso é que "Mighty Party: Battle Heroes" aprimorou a publicidade e conquistou mais novos usuários. Além disso, o lançamento de novos jogos de qualidade, como "Harry Potter: The Magic Awakens" da NetEase e "Magic: The Gathering Arena" da Hasbro, expandiu ainda mais a base de usuários nesta categoria.
De janeiro a outubro de 2022, o jogo de batalha de cartas móvel foi baixado um total de 64 milhões de vezes em todo o mundo, com 62,5% de participação no Google Play e 37,5% de participação no iOS.
A receita global de jogos de batalha de cartas para dispositivos móveis continuou a crescer nos últimos anos, ultrapassando US$ 1,1 bilhão até 2021. Pode-se dizer que há espaço para uma maior expansão do poder aquisitivo desse gênero.
Os gastos globais dos usuários de jogos de batalha de cartas móveis de janeiro a outubro de 2022 chegarão a US$ 750 milhões, superando a receita total em 2019. Destes, os usuários da Apple contribuíram com 67,3% da receita.
Ganhos de jogos de batalha de cartas para dispositivos móveis são os mais altos no mercado japonês
A receita total dos 20 principais rankings de receita de jogos de batalha de cartas para dispositivos móveis do mundo é de $ 690 milhões, dos quais o Japão responde pela maior participação de receita em 34%. O segundo lugar é a China (continente) com 26,9%, e o terceiro lugar são os Estados Unidos com 18,3%. "Yu-Gi-Oh! Master Duel" será lançado no Japão e nos mercados internacionais em janeiro de 2022 e será o IP de mesmo nome da KONAMI após "Yu-Gi-Oh! Duel Links" se tornou um sucesso. Em outubro de 2022, a receita dos jogos para celular acima excedeu US$ 120 milhões.
O jogo de batalha de cartas móveis Harry Potter IP da NetEase, Harry Potter: The Magic Awakens, é o segundo, enquanto o Hearthstone da Blizzard se mantém estável em terceiro. A China é o maior mercado para ambos os jogos.
``MARVEL SNAP'', licenciado pela Marvel e lançado pela ByteDance, foi apoiado por jogadores americanos por seu design de estilo cômico americano e jogabilidade inovadora, e alcançou o número 21 no ranking de jogos móveis de batalha de cartas mais vendidos em menos de meio mês .ganhou.
O jogo de batalha de cartas baseado em turnos “Mighty Party: Battle Heroes” alcançou 11 milhões de downloads em todo o mundo e continua a ser o principal ranking de download de jogos de batalha de cartas para dispositivos móveis. O ícone para a versão Android deste jogo é frequentemente atualizado com minijogos populares (como Tower Climbing e Protecting the Dog's Head), resultando em mais downloads de jogadores.
Dois novos títulos, "Yu-Gi-Oh! Master Duel" e "MARVEL SNAP", ficaram em segundo e terceiro lugar. Além disso, o novo trabalho "Yu-Gi-Oh! CROSS DUEL" ficou em nono lugar. A rápida ascensão no ranking desses três novos jogos não depende apenas de uma promoção eficaz, mas também se beneficia de um IP bem conhecido.
Receita global de RPG móvel baseado em Gacha ultrapassa US$ 20 bilhões em 2021
RPGs móveis baseados em Gacha neste relatório referem-se principalmente a RPGs onde recursos como itens e personagens do jogo podem ser obtidos probabilisticamente por meio de gachas, invocações, baús de tesouro, etc. Desde 2020, o número total de downloads de RPGs móveis baseados em gacha em todo o mundo ultrapassou 600 milhões pelo segundo ano consecutivo. Gacha não é apenas popular no Japão, China, América e Coreia do Sul, mas também está ganhando aceitação nos mercados do Sudeste Asiático e da América Latina.
De janeiro a outubro de 2022, o número de downloads de RPGs móveis baseados em gacha foi de 420 milhões de vezes em todo o mundo, e a parcela de downloads do Google Play foi de 61,5% e do iOS foi de 38,5%.
Com mais RPGs móveis introduzindo gacha, o desempenho da receita de jogos nesta categoria melhorou ano a ano, atingindo mais de $ 20 bilhões em 2021, um aumento de 7,5% ano a ano. O mercado japonês tem uma participação de 41,7% e ainda é a principal fonte de receita para RPGs móveis baseados em gacha. Além disso, as participações na receita na Coréia do Sul, China e Estados Unidos estão acima de 10%.
De janeiro a outubro de 2022, os gastos dos usuários em RPGs móveis baseados em gacha em todo o mundo foram de US$ 14 bilhões, sendo 52% provenientes de usuários da Apple.
RPGs de quebra-cabeça e RPGs de esquadrão têm uma alta taxa de adoção de gacha
Entre os subgêneros de RPG móvel, RPGs de quebra-cabeça e RPGs de esquadrão com gacha têm a maior participação na receita, com 95,6%. Esses dois subgêneros têm grande afinidade com o sistema gacha, pois geralmente se concentram em coletar, combinar e desenvolver personagens.
Além disso, RPGs baseados em turnos, RPGs ociosos e RPGs de ação são altamente compatíveis com o gacha, portanto, a participação nos lucros dos jogos que introduzem o gacha excede 80%.
Em 2022, 60% da receita global do mercado de RPG móvel baseado em gacha virá de jogos para celular no estilo anime/mangá, com a animação 2D respondendo por uma participação maior do que a animação 3D. É seguido por compartilhamento de receita realista e estilo cartoon ocidental.
No Japão, os RPGs móveis baseados em gacha estilo anime/mangá dominam o mercado (84%). Pode-se dizer que o sistema gacha se originou nos jogos móveis bidimensionais do Japão e se espalhou para outras áreas.
RPGs de batalha de cartas móveis de estilo realista, desenho animado e têm participações de receita relativamente iguais no mercado dos EUA, todas próximas ou acima de 30%. Entre eles, a animação 2D, o realista estilizado e os desenhos animados 2D são os mais populares.Este é o efeito combinado da crescente influência da animação 2D japonesa na Europa e nos Estados Unidos e a popularidade contínua dos quadrinhos americanos.
Influenciados pelo estilo de fantasia local e IP da série Lineage, os RPGs móveis coreanos baseados em gacha são em sua maioria estilos estilizados e realistas com cenas épicas e personagens de fantasia, com 23% de participação na receita para jogos de estilo 2D.
Os editores de RPG para celular japoneses e coreanos têm um bom desempenho
"Uma Musume Pretty Derby" da Cygames liderou o ranking de receita de RPG móvel baseado em gacha em 2022, e a receita geral aumentou significativamente com o lançamento de serviços na Coréia do Sul, Hong Kong, Macau e Taiwan em junho. O "Lineage W" da NCSOFT ficou em segundo lugar no ranking de receita, e dois outros títulos da série de linhagem da empresa também entraram no top 20 no ranking de receita.
O RPG sempre foi um gênero importante para as editoras japonesas e coreanas. Muitos títulos como "Monster Strike", série "Lineage" e "Puzzle & Dragons" ainda estão no topo do ranking de receita devido a muitos anos de experiência em desenvolvimento e operação. Os modelos de jogabilidade e monetização, como o sistema gacha e a introdução de passes de temporada, também avançaram com o tempo.
Cinco títulos da China, incluindo "Puzzles & Survival" da 37GAMES e "Girls Chronicle" da 4GAMES, classificados entre os 20 maiores rankings de receita para RPGs móveis baseados em gacha.
Com excelentes estratégias de marketing de publicidade e ASO, o "X-Hero: Save the Dog!" de Shenzhen Bingchuan atingirá 20 milhões de downloads em todo o mundo em 2022, tornando-se o principal ranking de download para RPGs móveis baseados em gacha. O “Gacha Club”, que combina decorações e batalhas em equipe, é popular nos Estados Unidos, sudeste da Ásia e América Latina. Deve-se notar que todos os jogos acima introduziram um sistema de minijogos, o que facilita o download dos usuários.
Em 2022, haverá três títulos de gacha: Dislyte da Lilith Games, Dragon Trail: Hunter World da 4399 Network e The Legend of Neverland da Ark Games. Um RPG móvel recentemente classificado no top 20 do ranking de downloads.
A partir do ranking de download, podemos ver que a proporção de introdução de Gacha é a mais alta no Squad Mobile RPG.
Mais informações podem ser encontradas no nosso website:
https://sensortower.com/ja/blog/state-of-card-games-2022-report-JP
Baixe o relatório completo gratuitamente
https://go.sensortower.com/card-games-2022-report-japan.html
FONTE:
https://www.gamer.ne.jp/news/202301160024/